Bases conceituais, políticas e filosóficas do Planejamento Escolar - Texto 2

O Coordenador Pedagógico e o Planejamento Escolar

Nosso objetivo neste tópico é destacar a relevância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar. Como agente articulador do diálogo deve estar atento à transformação da comunidade escolar, promover a reflexão em torno das relações escolares e da transformação da prática pedagógica. Assim, ele estabelece diversos vínculos e relações interpessoais na escola ao desenvolver as múltiplas atividades que caracterizam a sua função. É necessário que a ação educativa seja planejada, articulada com os sujeitos escolares e o coordenador pedagógico figure como mediador de formas interativas de trabalho, em momentos de estudos, proposições, reflexões e ações.
Contudo, o processo de elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico configura-se, em um dos momentos de trabalho do coordenador em que estes vínculos e relações são, claramente, manifestados. Isto porque todo planejamento participativo tem como pilar de sustentação o trabalho coletivo que busca conferir legitimidade ao trabalho pedagógico. Por vezes, são as formas de estabelecimentos dos vínculos e a qualidade das relações interpessoais que contribuem para o êxito das atividades.
Estas ações também remetem à dimensão formadora do coordenador pedagógico, enquanto articulador de aprendizagens na escola considerada espaço de construção de cultura e de interação social. Por isso é importante que sua prática profissional envolva valores e atitudes concernentes à prática da justiça, da tolerância e da democracia.
É importante destacar a interface do coordenador pedagógico no planejamento da escola e do ensino, em especial, na construção de planos de ensino (plano de trabalho docente) articulado ao projeto político-pedagógico.

O plano de ensino é essencial para nortear o trabalho cotidiano do professor, sendo por ele elaborado, numa periodicidade geralmente anual ou semestral, conforme a duração do período letivo. A respeito da sugerimos a leitura da Sala Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar.
É necessário que o coordenador pedagógico dialogue com os docentes a fim de refletir sobre os objetivos gerais elencados no projeto político-pedagógico e sua forma de articulação com os respectivos planos. A elaboração dos planos de ensino (Trabalho Docente) deve ser compartilhada com o coordenador pedagógico, pois os planos de ensino (planos de trabalho docente e planos de aula) são instrumentos essenciais na organização do fazer pedagógico cotidiano do professor e do coordenador. A própria organização do fazer pedagógico pressupõe que o coordenador pedagógico elabore também o seu plano de trabalho em consonância com o projeto político-pedagógico e com as diretrizes gerais concernentes ao seu exercício profissional.
Nesse sentido, as temáticas abordadas nesta sala também se articulam aos temas estudados na Sala Ambiente Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico na qual podemos identificar os aspectos relevantes da realidade escolar, do papel e perfil do coordenador pedagógico.

Nos âmbitos dos diversos sistemas de ensino (federal, estaduais e municipais) constitui-se um grande desafio a busca por uma identidade e a definição do perfil ocupacional do coordenador pedagógico. Contudo, dentre todas as atividades desenvolvidas destacamos que o coordenador pedagógico interage diretamente com os professores, cabendo-lhe atitudes relacionais que orientem o desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula e suas devidas articulações com o planejamento da escola. É necessário que o coordenador pedagógico estabeleça as conexões entre o espaço micro-escolar da sala de aula, o meso espaço da escola e o nível macrossocial, focalizando os dispositivos do planejamento participativo com vistas ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e à sistematização das demandas docentes e específicas do processo educativo.
Para melhor desempenhar esta articulação é necessário conhecer e valorizar os processos e espaços comunicacionais e de gestão da informação. A esse respeito ver Sala Ambiente de Processos Comunicacionais. Além disso, a construção de relações interpessoais democráticas demanda o respeito ao princípio ético de valorização tanto da pessoa quanto do profissional da educação, levando-se em conta a diversidade cultural e de concepções pedagógicas e a compreensão do processo de construção da identidade institucional da escola.
Ao promover a articulação da equipe escolar em torno do projeto político-pedagógico coordenando as discussões e análise sobre seus desdobramentos nos planos de ensino, nos planos de curso, nos planos de aulas o coordenador pedagógico assume o papel central no planejamento escolar. De forma, também a instigar e viabilizar a participação docente em todas as etapas do planejamento, especialmente na elaboração, implementação e avaliação do PPP. A articulação em torno do PPP permitirá que diferentes sujeitos escolares se movimentem na direção dos objetivos e fins estabelecidos pelo coletivo da escola. Neste processo o coordenador pedagógico também aprende, a partir das considerações reflexivas e do feedback dos demais protagonistas da escola, e a escola configura-se como organização aprendente.
Deste modo, o coordenador pedagógico deve estar aberto ao diálogo, ser estudioso, leitor e ouvinte, estar aberto às inovações e atento aos aspectos das relações interpessoais inerentes ao universo escolar, e exercer a liderança junto aos seus pares de modo a garantir, ao mesmo tempo, espaço para a criatividade e o cumprimento das diretrizes gerais da educação básica e das normas estabelecidas pela escola. É necessário sustentar suas práticas sob uma fundamentação teórico-metodológica capaz de orientá-lo nos principais conceitos de ordem político-pedagógica, bem como no que se refere ao planejamento escolar (e de ensino) com foco no PPP.

Muito embora, a elaboração do PPP deva resultar da participação coletiva. O coordenador pedagógico, com o apoio da direção da escola, deve envidar esforços no sentido de instigar essa participação, pois as ações que ele realiza perpassam várias instâncias e segmentos interagindo, inclusive, junto aos pais dos alunos.
No entanto mesmo que facilitada pelo desenho da função, esta interação não ocorre espontaneamente, é necessário que haja a intenção e opção da gestão escolar em promovê-la e criar os espaços de interlocução entre os diferentes segmentos da escola.
Em um cenário marcado pela presença de grupos plurais e diversos, como professores, alunos, comunidade e demais profissionais da educação, o reconhecimento da escola como instituição multicultural por excelência (ASSIS & CANEN, 2004) é de fundamental importância.
Para Paulo Freire (1982), você, Coordenador/a, é um educador e, como tal, deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola.
No exercício de sua função você necessita criar, entre os professores, um espaço para a ressignificação de suas práticas, de modo a resgatar a autonomia sobre o seu trabalho sem, no entanto, se distanciar do trabalho coletivo da escola.

PARA PENSAR:
O MAESTRO
O educador ou o coordenador de um grupo é como um maestro que rege uma orquestra. Da coordenação sintonizada com cada diferente instrumento, ele rege a música de todos. O maestro sabe e conhece o conteúdo das partituras de cada instrumento e o que cada um pode oferecer. A sintonia de cada um entre si, a sintonia de cada um com o maestro, a sintonia de todos é o que possibilita a execução da peça pedagógica. Essa é a arte de reger as diferenças, socializando os saberes individuais na construção do conhecimento generalizável e na formação do processo democrático.
(FREIRE apud MEDEL 2008, p.37)

Muito embora, a elaboração do PPP deva resultar da participação coletiva. O coordenador pedagógico, com o apoio da direção da escola, deve envidar esforços no sentido de instigar essa participação, pois as ações que ele realiza perpassam várias instâncias e segmentos interagindo, inclusive, junto aos pais dos alunos.
No entanto mesmo que facilitada pelo desenho da função, esta interação não ocorre espontaneamente, é necessário que haja a intenção e opção da gestão escolar em promovê-la e criar os espaços de interlocução entre os diferentes segmentos da escola.
Em um cenário marcado pela presença de grupos plurais e diversos, como professores, alunos, comunidade e demais profissionais da educação, o reconhecimento da escola como instituição multicultural por excelência (ASSIS & CANEN, 2004) é de fundamental importância.
Para Paulo Freire (1982), você, Coordenador/a, é um educador e, como tal, deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola.
No exercício de sua função você necessita criar, entre os professores, um espaço para a ressignificação de suas práticas, de modo a resgatar a autonomia sobre o seu trabalho sem, no entanto, se distanciar do trabalho coletivo da escola.

PARA PENSAR:
O MAESTRO
O educador ou o coordenador de um grupo é como um maestro que rege uma orquestra. Da coordenação sintonizada com cada diferente instrumento, ele rege a música de todos. O maestro sabe e conhece o conteúdo das partituras de cada instrumento e o que cada um pode oferecer. A sintonia de cada um entre si, a sintonia de cada um com o maestro, a sintonia de todos é o que possibilita a execução da peça pedagógica. Essa é a arte de reger as diferenças, socializando os saberes individuais na construção do conhecimento generalizável e na formação do processo democrático.
(FREIRE apud MEDEL 2008, p.37)




ATIVIDADE 2 - OBRIGATÓRIA

Com base na leitura do texto O coordenador pedagógico na educação básica - desafios e perspectivas, disponibilizado na Biblioteca, faça uma reflexão sobre a importância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar e pontue as dificuldade sencontradas neste papel.
Redija um pequeno texto e envie essa produção para a Tarefa “Atividade 2”.




ATIVIDADE 3 - OBRIGATÓRIA

Após estabelecer uma reflexão teórica sobre o seu trabalho e pontuar as dificuldades encontradas neste papel, participe do Fórum, leia o que seus colegas postaram e identifique os fatores ou aspectos de consenso no exercício profissional.
Utilize o Fórum, tópico “A importância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar”para postar sua contribuição.
Participe!


Medel (2008, p. 38 a 39) destaca que é necessário “identificar os desafios cotidianos, o que pode ser feito mediante a investigação da própria ação desenvolvida pela escola”. Isto porque, esta investigação também configura-se como um exercício de reflexão e de auto-avaliação permitindo identificar definir os desafios, dilemas vividos no cotidiano da escola. Por outro lado a reflexão em torno do exercício profissional permite diferenciar a tipologia e natureza das dificuldades encontradas e analisar o tipo de interação que estabelecidas entre os sujeitos escolares. A esse respeito sugerimos a leitura da Sala Ambiente Realidade Escolar a fim de correlacionar as problemáticas abordadas quanto ao desafio do coordenador pedagógico no exercício da sua função.
Assim, consideramos interessante a sugestão feita por Medel (2008) para a identificação dos desafios encontrados pelo coordenador de área mediante o registro sistemático da própria ação. Uma vez que essa “ação possibilita ao indivíduo desenvolver a consciência individual da sua experiência, identificando os desafios de sua ação no que se refere ao que pensa e diz sobre sua prática.” (MEDEL, 2008. p. 38)
Por sua vez, este tipo de registro possibilita também focalizar a percepção dos coordenadores pedagógicos quanto ao exercício da sua função, seus dilemas, suas expectativas, suas ações. E isto em dimensão ampla permite também identificar os desafios de natureza coletiva (MEDEL, 2008)
Dessa forma, propomos a você Coordenador a reflexão em torno da sua prática profissional, seguindo as sugestões apresentadas por Medel (2008, p.39):
“ a) identificando os desafios cotidianos; b)agrupando os desafios de acordo com sua natureza: pedagógicos, administrativos financeiros etc; c) diferenciando desafios coletivos dos individuais; d) analisando os seguintes aspectos: por que permanece, como se relacionam, quais suas conseqüências e outros”.
ATIVIDADE 2 - OBRIGATÓRIA
Com base na leitura do texto O coordenador pedagógico na educação básica - desafios e perspectivas, disponibilizado em pdf, faça uma reflexão sobre a importância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar e pontue as dificuldade sencontradas neste papel. Redija um pequeno texto para socializar e entregar.

REFERÊNCIAS:
ASSIS, M.D.P. & CANEN, A., Identidade Negra e Espaço Educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo, Cadernos de Pesquisa, Vol. 34, N. 123, Set/dez. 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GADOTTI, Moacir . Educação e poder: uma introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1988.
SILVA JR. C.A. & RANGEL M. (orgs). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MEDEL, Cássia Ravena Mulin Assis de. Projeto Político-Pedagógico: construção e elaboração na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea).

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