O Projeto Político-Pedagógico na Perspectiva do Planejamento Participativo - Texto 03

A elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico

Nesta Seção focalizaremos o processo de elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico, também criaremos espaços para a reflexão e para o diálogo entre vocês, cursistas, visando identificar e mapear os principais impasses encontrados no processo de elaboração e implantação do projeto político-pedagógico na escola.
Primeiramente, destacamos que a elaboração do projeto político-pedagógico (PPP) demanda a inflexão sobre a realidade escolar, peculiar a cada instituição. Esta inflexão significa conhecer seus problemas debruçar-se sobre eles, buscando encontrar meios coletivos para solucioná-los.
É necessário conhecer e apreender a realidade de cada instituição escolar que comporta demandas específicas, dinâmica organizacional própria, e também, considerar as comunidades, escolar e extra-escolar, com suas expectativas e necessidades, pois a elaboração de um projeto político-pedagógico, na perspectiva de gestão democrática colegiada, visa o alcance das metas e objetivos propostos pelo seu coletivo. É por essa perspectiva, que o desenvolvimento do PPP vislumbrará legitimidade institucional e adesão de forma colaborativa, configurando-se como o resultado da reflexão e ação conjunta.
O projeto político-pedagógico, concebido na perspectiva dialógica e democrática caracteriza-se, assim, como voz plural dos diferentes protagonistas que interagem na dinâmica pedagógica e organizacional da escola. Isto porque ele adquire legitimidade à medida que expressa concepções e proposições da comunidade escolar. Portanto, o PPP não pode ser resultado somente das reflexões do diretor e da equipe de gestão, mas sim do amplo debate junto aos diferentes segmentos constituintes da comunidade escolar.

VÍDEO
São variadas as discussões sobre o Projeto Político Pedagógico e a gestão escolar apresentadas por meio de recursos audiovisuais como por exemplo, os vídeos que trazemos nesta seção. Vamos assisti-los?
Vídeo 1: Conselho escolar e educação com qualidade social. (Gestão democrática da educação; parte 1)
Vídeo 2: Conselho escolar e educação com qualidade social. (Gestão democrática da educação; parte 2)
Vídeo 3: A gestão democrática do projeto político-pedagógico. (Gestão da escola)
ATIVIDADE - OBRIGATÓRIA:
Assista aos 03 vídeos intitulados “A gestão democrática do projeto político-pedagógico”, indicados na lista de links disponíveis acima refletindo sobre as seguintes questões:
  1. O que os vídeos apresentam sobre PPP e a gestão democrática da escola?
  2. O que apresentam sobre trabalho coletivo e gestão democrática?
  3. A que outras questões os vídeos nos remetem?
  4. Como os vídeos contribuem para a reflexão em torno do PPP de nossa escola?
  5. Em grupo (mínimo 4 máximo 5), com base nas respostas, elabore um texto que expresse sua compreensão sobre o PPP e esteja preparado(a) para socializar as suas ideias e entregar a atividade.

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