O Que é O Projeto Político Pedagógico (PPP)?

O Projeto Político Pedagógico (PPP), também conhecido como Projeto Pedagógico, é a carta magna de uma instituição de ensino, pública ou privada. É um documento obrigatório, presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que define as diretrizes que norteiam o funcionamento da escola em todos os seus aspectos. O PPP é como um mapa que guia a escola em direção à sua missão, ou seja, o que ela almeja alcançar em termos de formação de cidadãos e qualidade do ensino. Ele deve ser elaborado de forma coletiva e nunca deve estar totalmente acabado, por ser um documento dinâmico o PPP deve sempre ser reelaborado com a participação de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, alunos, pais ou responsáveis legais.

O Projeto Político-Pedagógico na Perspectiva do Planejamento Participativo - Texto 05

A elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico:

Elaboração do PPP

Em linhas gerais, podemos fazer uso de diferentes termos/expressões para identificarmos as distintas fases do processo de elaboração, implementação e avaliação de um projeto político-pedagógico. Já vimos que Veiga (1996) propõe os Atos Conceitual, Situacional e Operacional.
Danilo Gandin (1991) e Celso Vasconcellos (2000), por sua vez, destacam três etapas constituintes do projeto político pedagógico: o estabelecimento do Marco Referencial, composto pelo Marco Situacional, o Marco Político-Filosófico e o Marco Operativo; a constituição de um Diagnóstico, e o estabelecimento da Programação. Nesta Sala Ambiente vamos seguir as orientações de Gandin e Vasconcellos, mas destacamos que elas apresentam relações com a proposta de Veiga.
A seguir, utilizamos um quadro elaborado por Vasconcellos (2000, p.170), para detalhar as partes constituintes do processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico.
Quadro 1 – Marcos do PPP, segundo Gandin e Vasconcellos:



PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PPP
MARCO REFERENCIAL DIAGNÓSTICO PROGRAMAÇÃO
O que queremos
alcançar?
O que nos falta para ser o que desejamos? O que faremos concretamente para suprir tal falta?
É a busca de um posicionamento:
  • Político: visão do ideal de sociedade e de homem;
  • Pedagógico: definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter a instituição que planeja.
Estabelecimento do sonho ideal.
É a busca das necessidades da escola feita a partir da análise da realidade e/ou o juízo sobre a realidade da instituição em comparação com aquilo que desejamos que a escola seja.

Nossa prática atual, definição do sonho possível.
É a proposta de ação.
O que é necessário e possível para diminuir a distância entre o que vem sendo e o que deveria ser.

O que vamos fazer para atingir o sonho possível

Antes de tratar especificamente de cada uma dessas etapas do processo de elaboração do PPP, vamos discutir dois momentos importantes que antecedem essa construção, que são a metodologia de trabalho e a mobilização da comunidade escolar. [Fonte: UFSC]

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